domingo, 28 de agosto de 2011

UM SÉCULO E MEIO DE PRINCÍPIOS DE SAÚDE


"Desde os anos de 1860 os adventistas do sétimo dia têm praticado oito segredos de saúde que reduzem seu risco de doença cardíaca e câncer as duas mais importantes causas de morte prematura. Ao manter esses dois assassinos encurralados, os adventistas do sétimo dia desfrutam melhor saúde e vida mais longa do que a população em geral. ... Tendo em vista que apenas em anos recentes a confirmação científica ficou disponível, como eles souberam disto antes dos cientistas? Por meio de uma mulher chamada Ellen G. White (EW).

Esta visionária afirmava que, não desejando que Seu povo sofresse doença e morte desnecessárias, Deus a inspirou para contar às pessoas como desfrutar o máximo de bem-estar geral. Ellen White escreveu com espantosa simplicidade e exatidão o que desde então se tem demonstrado a melhor fórmula para a saúde e a longevidade."
Adventistas são destaque da reportagem da Revista National Geographic - Nov/2005 
'As vantagens de saúde e de expectativa de vida desfrutadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia podem ser atribuídas ao modo como seus membros vivem e se alimentam. "

Ao recapitular os princípios da reforma de saúde expostos por Ellen White, os leitores devem em primeiro lugar colocar-se em meados do século dezenove. Sem qualquer outra informação a respeito do futuro, a não ser as idéias dominantes que governavam a prática médica de seu tempo, pense em quão estranhos devem ter parecido os princípios de saúde de Ellen White que estavam sendo revelados, sintetizados e integrados. Alguns desses princípios haviam sido promovidos por contemporâneos seus, mas nunca de maneira tão completa ou tão integrada. Nenhum outro escritor esteve tão livre daqueles erros que a pesquisa subseqüente contradisse. '



https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1

REGIME ORIGINAL DA HUMANIDADE


A afirmação singela e convicta de Ellen White a respeito do melhor regime alimentar para os seres humanos tem resistido à prova do tempo e da pesquisa: "A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do ser humano. ... Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. 76 A pesquisa comprobatória é volumosa e cresce a cada ano.
frutas em abundãncia - garantia de saúde 
Nozes. Embora a comunidade científica tenha por longo tempo ignorado as nozes, ou julgado que eram gordurosas demais para serem recomendadas, a evidência agora comprova os ensinos de Ellen White. Ela as incluiu no "regime dietético escolhido por nosso Criador"." Além disso, afirmou que os frutos oleaginosos "não são tão saudáveis quanto outros. A amêndoa é preferível ao amendoim. 78

Cônscia de alguns dos perigos de usar nozes demais na alimentação (por causa de seu elevado teor de gordura), Ellen "ire advertiu que "urna quantidade -excessiva de alimentos oleaginosos é prejudicial... mas... todos podem comer frutas à vontade."79

No Estudo da Saúde Adventista, homens que comiam nozes 4 a 5 vezes por semana apresentavam apenas a metade dos ataques cardíacos fatais em relação àqueles que raramente comiam nozes. 80 Demonstrou-se que nozes e amêndoas baixam os lipídios séricos (reduzindo o risco de aterosclerose).


https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1

A Carne e Obesidade


É difícil tornar-se obeso seguindo-se a dieta original da humanidade (Gênesis 1-3: frutas, cereais, nozes e vegetais). Estudos recentes indicam que aqueles que adotam alimentação cárnea são muito mais propensos à obesidade. No Estudo Sobre a Mortalidade Adventista, 16 por cento das mulheres e 8 por cento dos homens vegetarianos eram obesos, enquanto no grupo dos adventistas não vegetarianos 32 por cento das mulheres e 20 por cento dos homens eram obesos.37 Pelo fato de possuir elevado teor de gordura, a carne contém muitas calorias num pequeno espaço, sendo assim um alimento de alta densidade calórica.
 dieta com carne favorece a obesidade
A carne, obesidade e câncer: A obesidade, porém, faz-se acompanhar de outros riscos. A obesidade aumenta em 50 a 100 por cento o risco de cardíopatia coronariana, intensificando dramaticarnente o risco de câncer. A obesidade aumenta o risco de cânceres, tais como câncer de mama 38 câncer endométrico, 39 câncer prostático, câncer de cólon 40 e outros cânceres. "As pessoas que seguem um regime com elevado teor de gordura tendem a ser mais pesadas e a comer mais carne e poucas frutas e verduras, aumentando assim também seu risco de câncer. 41
Em Hiroshisma, Japão, o câncer de mama ocorria 3,8 mais vezes nas pessoas que consumiam carne diariamente do que nos vegetarianos. Os consumidores diários de ovos corriam 2,8 vezes mais riscos, e os consumidores de manteiga e queijo, 2-3 vezes mais riscos do que aqueles que não consumiam tais artigos. 42 Em um estudo realizado com 265.118 japoneses, os comedores de carne corriam 2,5 vezes mais riscos de câncer pancreático. 43

O sistema imunológico humano é diretamente afetado pelo que comemos, de modo que a resistência do corpo ao câncer pode ser o fator mais importante na prevenção do câncer. Os excessos ou deficiências de qualquer nutriente afetam negativamente o sistema imunológico. Uma alimentação rica em proteína, por exemplo, deprime as células T~44 ao passo que uma alimentação excessivamente pobre em proteína, como acontece com o mal de Kwashiorkor, deprime o sistema imunológico.Tanto a obesidade quanto a inanição deprimem o sistema imunológico. Níveis elevados de colesterol sérico deprimem o sistema imunológico tanto quanto doses excessivas de vitamina C ou E.45
celulas cancerígenas 
Carne e câncer: 0 índice de mortalidade que envolve o câncer de ovário é bastante diferente entre (a) os adventistas lacto-ovovegetarianos (15,9/100.000), (b) os que usam carne de uma a três vezes por semana (18/100.000), (c) a população geral da Califórnia (24/100.000) e (d) adventistas que usam carne quatro ou mais vezes por semana (26,4/1 00.000).46

Nesse mesmo estudo, que comparou os três grupos, os índices de mortalidade para o câncer de mama foram: (a) 64/100.000; (b) 73,3/100.000; e (c) 81,6/1 00.000.47



https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Isaías 66:23 e a observância do sábado na Nova Terra





Alguém fez um comentário interessante sobre o sábado: afirmou que todos – morais e cerimoniais – vieram de Deus. E essa pessoa tem razão. Discordei da opinião dela de que Isaías 66:23 não pode ser usado a favor da observância do dia do Senhor na Terra restaurada. Se o planeta será restaurado, como temos absoluta certeza (Isaías 65:17), o dia de guarda estabelecido em um mundo perfeito (Gênesis 2:1-3; compare com Êxodo 20:8-11) também será restaurado definitivamente, como um memorial do Deus Criador.
Se iremos guardar o Sábado na Nova Terra não seria melhor nos acostumarmos a fazê-lo aqui? É algo para refletirmos.
A seguir, a resposta dada à internauta:
Achei correta a sua exposição a respeito do dia de guarda. Entretanto, a forma como expôs Isaías 66:23 precisa ser analisada com mais detalhes.
Realmente, a separação entre “sábados do Senhor” e sábados “do ser humano” é equivocada, pois, todos os tipos de sábados – morais ou cerimoniais – foram dados por Deus (A Lei de Moisés é a Lei de Deus). Boa parte de nossos estudiosos não usa mais esse recurso por terem chegado a um melhor entendimento do texto bíblico. Alguns ainda fazem a distinção entre “seus sábados” (Oséias 2:11) e “meus sábados” (Ezequiel 20:12) por que precisam de maior luz sobre o assunto. Porém, não são mal-intencionados. Não podemos julgar nossos irmãos na fé.
A respeito de Isaías 66:23, os estudiosos têm notado que ali há referência a um período mensal (lua nova) e a um semanal (sábado) em que iremos adorar a Deus na Nova Terra. O período mensal é relacionado com Apocalipse 22:2 e 14 para ensinar que a festa de lua nova que iremos comemorar é o período mensal em que comeremos da árvore da vida. “A ‘lua nova’ entre os judeus nem sempre significava a festa mensal, mas simplesmente uma referência para indicar o início de cada mês entre eles” – Sutilezas do Erro (1981), p. 285.
Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma sobre o verso: “Todos guardarão o sábado em sinal de eterno reconhecimento de que Cristo criou o paraíso do Éden, e recriou os novos céus e a nova terra de justiça e santidade.”
Por isso, não vemos problema algum com o referido texto de Isaías e cremos que, hermeneuticamente, ele pode sim ser usado para provar a observância do sétimo dia na Nova Terra, por se tratar de um texto escatológico (que alude a acontecimentos futuros).
Parabéns por sua disposição em estudar o assunto e por aceitar o quarto mandamento. Deus tem bênçãos para sua vida (Isaías 56:2).
Deus lhe abençoe,
Leandro Quadros.


https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Receita da vida




INGREDIENTES:
Família (é aqui que tudo começa)
Amigos (nunca deixe faltar)
Raiva (se existir que seja pouca)
Desespero (pra quê?)
Paciência (a maior possível)
Lágrimas (enxugue todas)
Sorrisos (os mais variados)
Paz (em grande quantidade)
Perdão (à vontade)
Desafetos (se possível nenhum)
Esperança (não perca jamais)
Coração (quanto maior, melhor)
Amor (pode abusar)
Carinho (essencial)
MODO DE PREPARAR:
Reúna a sua família e os seus amigos.
Esqueça os momentos de raiva e desespero passados.
Se precisar use toda sua paciência.
Enxugue as lágrimas e as substitua por sorrisos.
Junte a paz e o perdão e ofereça a seus desafetos.
Deixe a esperança crescer no seu coração.
Nem sempre os ingredientes da vida são gostosos,
portanto saiba misturar todos os temperos que ela oferece, e faça dela um prato de raro sabor!
Experimente. Esta receita vale a pena!!!
(Autor desconhecido)



https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Carne vermelha aumenta risco de diabetes



Comer carne vermelha aumenta significantemente o risco de diabetes tipo 2, alertou um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. No entanto, a chance diminui se a carne vermelha for substituída por frutas secas, carnes brancas, lácteos pobres em gordura ou proteínas de grão inteiro. A possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta 51% se forem consumidas 50 gramas de carne vermelha processada por dia, e 19% se forem ingeridas 100 gramas diárias de carne vermelha in natura, de acordo com a pesquisa publicada na American Journal of Clinical Nutrition na última quarta-feira,10. “Claramente, os resultados desse estudo têm implicações na saúde pública, em vista da epidemia crescente de diabetes tipo 2 e do consumo de carnes vermelhas em todo o mundo”, disse o principal autor do estudo, Frank Hu.

A pesquisa consistiu em analisar questionários que profissionais da saúde submeteram a mais de 200 mil pessoas nos Estados Unidos. As pessoas estudadas foram acompanhadas entre as idades de 14 e 28.

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta 350 milhões de adultos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que mais de 10% dos adultos maiores de 20 anos sofram com a doença – um total de 25,6 milhões. (Opinião e Notícia).

Nota: Além dos malefícios físicos a carne também é prejudicial para a saúde espiritual. "Os princípios morais, estritamente observados, tornam-se a única salvaguarda da alma. Se já houve tempo em que o regime alimentar devesse ser da mais simples qualidade, esse tempo é agora. Não devemos pôr carne diante de nossos filhos. Sua influência é estimular e fortalecer as mais baixas paixões, e têm a tendência de amortecer as faculdades morais. Cereais e frutas preparados sem gordura, e no estado mais natural possível, devem ser o alimento para as mesas de todos os que professam estar se preparando para a trasladação ao Céu. Quanto menos estimulante o regime, tanto mais facilmente podem as paixões ser dominadas. A satisfação do paladar não deve ser consultada sem respeito para com a saúde física, intelectual ou moral." Ellen White, Conselhos Sobre Regime Alimentar, 64. 

domingo, 7 de agosto de 2011

Vendo Sabonete de Aroeira.



A aroeira é uma planta da flora brasileira muito rica em Tanino, que age como adstringente sobre a pele e mucosas fechando os poros e combatendo manchas, espinhas e cravos, contrai a pele superficialmente. É indicado para ajudar no combate a inflamações e ferimentos de difícil cicatrização, inclusive psoríase. Possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele. Externamente, o óleo essencial da aroeira brasileira utilizado na forma de loções, gels ou sabonetes, é indicado para limpeza de pele, coceiras, espinhas (acne), manchas, desinfecção de ferimentos, micoses e para banho.


 




https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1