"Desde os anos de 1860 os adventistas do sétimo dia têm praticado oito segredos de saúde que reduzem seu risco de doença cardíaca e câncer as duas mais importantes causas de morte prematura. Ao manter esses dois assassinos encurralados, os adventistas do sétimo dia desfrutam melhor saúde e vida mais longa do que a população em geral. ... Tendo em vista que apenas em anos recentes a confirmação científica ficou disponível, como eles souberam disto antes dos cientistas? Por meio de uma mulher chamada Ellen G. White (EW).
Esta visionária afirmava que, não desejando que Seu povo sofresse doença e morte desnecessárias, Deus a inspirou para contar às pessoas como desfrutar o máximo de bem-estar geral. Ellen White escreveu com espantosa simplicidade e exatidão o que desde então se tem demonstrado a melhor fórmula para a saúde e a longevidade."
'As vantagens de saúde e de expectativa de vida desfrutadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia podem ser atribuídas ao modo como seus membros vivem e se alimentam. "
Ao recapitular os princípios da reforma de saúde expostos por Ellen White, os leitores devem em primeiro lugar colocar-se em meados do século dezenove. Sem qualquer outra informação a respeito do futuro, a não ser as idéias dominantes que governavam a prática médica de seu tempo, pense em quão estranhos devem ter parecido os princípios de saúde de Ellen White que estavam sendo revelados, sintetizados e integrados. Alguns desses princípios haviam sido promovidos por contemporâneos seus, mas nunca de maneira tão completa ou tão integrada. Nenhum outro escritor esteve tão livre daqueles erros que a pesquisa subseqüente contradisse. '