O grão-de-bico não é das leguminosas mais populares aqui no Brasil. Mas os poucos que usam, podem comprovar: por trás desse humilde grão há uma porção de felicidade.
A história mostra que o cultivo do grão-de-bico foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas que sua origem ocorreu nas regiões do Oriente Médio. E apesar de tanto tempo no mercado, a verdade é que ele não ficou tão longe de casa e hoje em dia circula com mais frequência pela Índia e pelos países do Mediterrâneo.
O grão-de-bico faz parte do grupo dos alimentos leguminosos, ou seja, ele é “parente” do feijão, soja, ervilha, entre outros.
Apesar de ser um pouco mais caro que seus “familiares”, ele contém uma infinidade de benefícios, entre eles: combate a depressão, preveni a anemia, contribui para um melhor funcionamento do intestino e também ajuda a eliminar gorduras e colesterol.
Por ser rico em fibras, proteínas e vitaminas, o grão-de-bico se faz essencial em qualquer dieta alimentar. Seu consumo – como já citado – só faz bem, um incentivo a mais para que o alimento faça parte do cardápio de qualquer pessoa.
Agora que você já conhece todos os benefícios do grão de bico, aproveite esta receita, e tenha uma alimentação mais saúdavel…
Strogonoff de Grão de Bico
Ingredientes
300 gr. de grão de bico
1 cebola picada
1 xícara de azeite de oliva
1 cx. de creme de leite (200 gr)
Cogumelo e palmito a gosto (quantidade)
1 lata de molho de tomate
2 tabletes de caldo de legumes
Modo de Preparo
Deixar o grão de bico de molho durante a noite, escorrer e cozinhar com os caldos de legumes em panela de pressão com água um pouco acima do grão de bico, durante +/_ 20 minutos. Abrir a panela, coar e reservar o caldo. Numa panela refogue com azeite de oliva a cebola e temperos a gosto (cheiro verde, ervas, mostarda amarela, catchup e sal). Colocar o grão de bico, o molho de tomate, deixar cozinhar um pouco, se for preciso colocar um pouco do caldo reservado. Colocado o cogumelo e o palmito.
Por último o creme de leite.
Fica muito bom!!!
Bom apetite…
Nenhum comentário:
Postar um comentário