Drª Maika Kondo
Ginecologista Obstetra
Todo mês é aquele sofrimento: irritação, inchaço, dor de cabeça e nas mamas estão sempre presentes na vida de quem sofre com a famosa TPM. A TPM é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos de variável intensidade que se manifesta alguns dias antes da menstruação e melhora/desaparece com ela.
Sabe-se que afeta em torno de 70% das mulheres, mais comum entre 30 e 40 anos, e cerca de 8% apresentam sintomas muito intensos. As causas desse distúrbio são complexas e de várias origens. Acredita-se que seja uma resposta exagerada às variações hormonais normais do ciclo menstrual que interferem no sistema nervoso central.
Principais tipos de TPM (dependem dos sintomas principais):
Tipo A – ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração.
Tipo C – compulsão alimentar, principalmente por doces e chocolate.
Tipo D – depressão, choro fácil e tristeza sem razões concretas.
Tipo H – inchaço, seios doloridos, dor de cabeça, gazes e aumento de peso.
Os sintomas podem variar muito. Se você acha que tem a síndrome da tensão pré-menstrual, tente acompanhar estes sinais por vários ciclos menstruais. Você pode usar um calendário para anotar quais têm, em quais dias do ciclo e o quão ruim são esses. Quando você procurar cuidados médicos ajudará ter esse tipo de anotação.
Como minimizar a TPM?
Muitos tratamentos para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual têm sido testados, porém deve ser individualizado. A mudança do estilo de vida traz melhoras significativas na qualidade da vida pessoal e profissional. Adote um estilo de vida mais saudável:
1. Pratique exercícios físicos regularmente e tenha horas de sono suficientes;
2. Quando você vestir a roupa poderá notar que tudo fica apertado. Você irá achar que começou a ganhar peso, porém isso é causado pela retenção de líquidos e desaparece depois da menstruação. Durante esse período use somente roupas confortáveis;
3. Nos dias de hoje, a escolha do que comer é um fator essencial. Principalmente durante a TPM o que se ingere faz muita diferença. Tenha uma dieta rica em proteínas e fibras. São alimentos essenciais: aveia, semente de linhaça, abacaxi, maçã, água de coco. Substitua a carne vermelha por peixes, ricos em Omega 6;
4. Evite comidas muito salgadas ou doces em exagero, pois elas provocam retenção de líquido, ganho de peso e trazem neste período um desconforto físico desnecessário. Corte café e refrigerantes;
5. Evite desgastes desnecessários para não prejudicar o relacionamento com que você convive. Deixe para outro dia os compromissos importantes e as grandes decisões.
SUCO ANTI-TPM
Bater no liquidificador: 1 fatia grossa de abacaxi, meia maça, 1 colher de sobremesa de linhaça e meio copo de água. Este suco é diurético e calmante, melhorando também o funcionamento intestinal. Tome todos os dias pela manhã em jejum.
A medicina apresenta várias alternativas para aliviar a TPM. Há a possibilidade de utilizar medicações específicas de acordo com os sintomas, inclusive considerando o tipo físico da mulher e seu peso. Procure aconselhamento ginecológico e livre-se desse terror!
Nenhum comentário:
Postar um comentário