“E, vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor”. Efésios 6:4
Devem os filhos estabelecer bons canais de comunicação com seus pais aproveitando melhor seu tempo e energia. Pais e filhos sintonizados, evitam que os relacionamentos se tornem em batalhas. Romanos 13: 1-3 nos fala que:“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela…”
É muito comum o adolescente não conseguir entender muito bem uma ordem dada pelos pais. É como se ligássemos o rádio em FM e ele tocasse AM, ou seja, os pais nos falam em FM e nós os entendemos em AM. A comunicação fica fora de sintonia, ambos em freqüências diferentes. Assim sendo, não conseguimos captar o verdadeiro sentido do que tentaram nos transmitir. Resultado, o diálogo “empaca” e nos comportamos negativamente.
Para que essa sintonia seja clara e sem ruídos, precisamos entender o que se passa com eles. Você já parou para pensar que os desentendi¬mentos entre pai e filhos podem ter como causa, problemas no trabalho, dificuldades financeiras, relacionamento conjugal, ou ainda, estar experimentando tempos de solidão ou até mesmo de tentação?
E sua mãe? Ela pode também estar com problemas de relacionamento com alguém, não se sentindo realizada como esposa e mãe, dependendo da idade, pode estar entrando na menopausa, que lhe causa mudanças fisiológicas e psicológicas, ou até mesmo estar com problemas de saúde.
É de suma importância analisar o problema do ponto de vista de seus pais, reconhecendo que eles não são perfeitos e também passam por problemas, como à semelhança dos filhos.
Quando se consegue uma sintonia no contexto da família, muita coisa boa acontece:
1. Adquirimos confiança e respeito.
2. Conseguimos ter maior liberdade para conversar, expressando melhor nossos sentimentos, sem usarmos de julgamento, críticas e ameaças.
3. Podemos evitar que uma situação torne-se ainda mais difícil, ajudando-os a encontrar uma solução.
4. Conseguimos ver que eles são diferentes de nós, têm o direito de pensar e agir de modo diferente.
Deus usa os pais, para ajudarem a desenvolvermos qualidades espirituais e também a nos prepararem para a vida adulta. Eles podem ver acontecimentos, pessoas e coisas prejudiciais a nós, pois já passaram por experiências que ainda não passamos, e por isso têm condições de nos auxiliar.
Eles também nos mostram atitudes negativas como: preguiça, ingratidão, egoísmo, orgulho, ciúme, rebeldia e muitas outras, que prejudicam nosso relacionamento com outras pessoas.
Observando o que os nossos pais dizem, estaremos eliminando algumas dessas atitudes e deixaremos de ser pessoas chatas que ninguém suporta ficar perto e poderemos ganhar a simpatia de toda turma. Pense um pouco sobre o que você leu até aqui e tome algumas atitudes concretas para melhorar seu relacionamento com seus pais ou com seus filhos.
Você tem um papel importante na comunicação com seus pais. Faça a sua parte e estará resolvendo metade do problema, sendo que, a outra parte cabe a seus pais cumprirem, pois eles também têm seus deveres para com os filhos.
Peça perdão a Deus e aos seus pais, pelas tanta vezes que os ofendeu com atitudes negativas. Deixe que Deus mude o coração de seus pais, naquilo que eles precisam melhorar. Estas são algumas maneiras práticas, de como mostrar aos seus pais que os ama e de como ajudar a melhorar o relacionamento entre vocês.
Vá em frente! Coloque-as em prática e curta uma boa sintonia com seus pais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário