Chegam as férias, e a garotada aproveita os ventos dessa época do ano para soltar pipas, mas, o que parece ser uma simples brincadeira de criança, pode se tornar fatal para muita gente.
O perigo está nas linhas, com o chamado "cerol", uma mistura de cola e vidro que a garotada usa para cortar outras pipas.
Ultimamente as maiores vítimas têm sido os motociclistas. Desprotegidos, são um alvo em potencial dessa "perigosa" brincadeira de criança. Muitos deles têm seus pescoços cortados, podendo até levar a morte em casos mais graves. Mas, como coibir o uso do cerol?
Vemos todos os dias nos noticiários crianças que não tem nenhum espaço para lazer, principalmente nas periferias das grandes cidades brasileiras. Sem terem muito o que fazer, acabam por enpinar pipas com linhas cheias de cerol. E o risco não é só aos motociclistas. Os fios das redes elétricas também oferecem um grande risco.
Os governantes pensam em elaborar leis que obrigam os motociclistas de usarem "antenas" em suas motocicletas. Mas esse tipo de lei educa as crianças? O problema é o cerol, não quem anda de moto, não é verdade? Inclusive, o uso dessa mistura nas linhas é crime em várias cidades.
Penso que os pais deveríam alertar sobre os perigos do uso do cerol, e deveriam ser criadas mais áreas livres para que as crianças brincassem à vontade com suas pipas, sem cerol, claro, e longe dos motociclistas e dos fios elétricos.
E você, o que acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário