quinta-feira, 28 de abril de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
O que a Bíblia diz sobre o uso de Tatuagens?
“O que diz a Bíblia sobre o uso de tatuagens?” C. R., ouvinte da rádio Novo Tempo, por e-mail.
Podemos ver na Palavra de Deus pelos menos dois textos objetivos que tratam a respeito (há outros versos que podem ser bem analisados):
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.
Aqui vemos que o ser humano, coroa da criação de Deus, foi feito “à imagem e semelhança do Criador”. Isso indica que não precisa de “enfeites” em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito e belo do universo. Fazer algum tipo de marca que mude essa imagem e que traga dor naquilo que é considerado o “santuário do Espírito Santo” (o corpo – ver 1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) é demonstrar um certo descontentamento com a imagem de Deus, desrespeitando-O. O desejo de tatuar o corpo pode ser um indicativo de que a auto-estima precisa ser mais bem trabalhada.
Veja outro versículo a seguir:
“Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” Levítico 19:28.
Sobre esse texto, assim se posiciona o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, no vol. 1:
“Provavelmente se refira a tatuagens (assim traduz a versão da Bíblia de Jerusalém – BJ), costume que em si não é imoral, porém certamente indigno do povo de Deus, pois tende a danificar a imagem do Criador”.
A tradução na “Nova Versão Internacional” apoia a opinião do referido comentário:
“Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.
Do mesmo modo que o apóstolo Paulo, as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Cristo: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Gálatas 6:17.
Se você tem uma (ou mais) tatuagem, não se atormente: Jesus apaga o seu passado. Ao demonstrar arrependimento (Atos 3:19) e aceitação pelos ensinos da Bíblia (Apocalipse 1:3), Deus lhe perdoa (Salmo 32:5) e o (a) considera como se NUNCA tivesse feito tatuagem alguma! (1 João 1:9). O perdão de Deus é maravilhoso e Ele coloca a sua disposição todos os recursos para melhorar a sua auto-estima (Filipenses 2:13) a fim de que consiga se sentir bem (e feliz) sem “desenhos” pelo corpo.
E, não esqueça: você é o desenho mais lindo que Deus já fez!
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Casamento "tardio" e manutenção da virgindade
Diogo Cavalcanti
Engenheiro Coelho, SP - O ideal cristão de virgindade pré-marital torna-se desafiador para os jovens, principalmente devido ao fator tempo. Pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a maior parte das mulheres está se casando após os 20 anos. Com os homens não é diferente: a partir dos 25. Aliado à puberdade, que ocorre entre os 11 e 14 anos, esse longo tempo de espera torna a "missão da castidade" ainda mais difícil.
Embora a liberação sexual seja amplamente divulgada na sociedade ocidental, muitos jovens optam pela abstinência até o casamento. "Eles fazem esse escolha obedecendo aos princípios aprendidos na formação", explica Marly Timm, diretora do centro de aconselhamento do Unasp. Ela ainda afirma que se não existisse a palavra 'princípio', não adiantaria nada. "Os cientistas mostram os perigos das doenças, mas os jovens, em geral, nem se preocupam. O ponto fundamental está nos princípios", salienta.
Por outro lado, aumenta o número de jovens que faz a mesma opção a partir de princípios morais cristãos. No Brasil, a cantora e atriz Sandy tornou-se um ícone deste ideal, afirmando ainda ser virgem aos 19 anos, assim como a cantora Britney Spears nos Estados Unidos. Muitos temem as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), uma gravidez indesejada ou a infelicidade no casamento. Eles não enxergam vantagens na "pressa".
Dez anos de "espera"
Fatores socioeconômicos são determinantes na preferência de idade para o casamento. A maioria dos jovens deseja terminar os estudos e ter condições financeiras suficientes para tomar uma decisão tão séria. Ellen Cristina Silva, 18, estudante de Pedagogia, acredita que "somente após a formatura uma pessoa tem estrutura para sustentar uma família". Michel Santos, 18, estudante de Tradutor e Intérprete, deseja morar pelo menos dois anos no exterior depois de formado e considera ser muito difícil manter outra pessoa nessas condições. "É mais fácil sustentar uma boca do que duas", ironiza.
Segundo pesquisas de tese defendida no ano 2000 por Natanael Batista, doutor em Teologia Aplicada , 93% dos jovens adventistas brasileiros acreditam na virgindade pré-marital. De acordo com dados do estudo, há um envolvimento sexual de 30% entre rapazes e de 11% para as moças. O período de 17 anos em diante é apontado como crítico, sendo a fase em que existe maior probabilidade de ocorrência de experiências sexuais. Quanto mais idade e instrução, as chances de envolvimento fora do casamento crescem.
Sendo que a puberdade ocorre, em média, aos 11 anos entre as moças e a partir dos 12 anos entre os rapazes, há um espaço de oito a dez anos até o casamento. Quem deseja se manter virgem até as núpcias, encontra uma tarefa difícil, devido à pressão dos colegas e à erotização dos programas de TV e das músicas populares. Pessoas que defendem valores de castidade são normalmente consideradas "ultrapassadas", sofrendo até considerável preconceito.
Fatores preventivos
Batista aponta alguns fatores como preventivos para o envolvimento sexual antes do casamento. Ele destaca o papel dos pais, líderes religiosos e de professores como fundamental. Ressalta também hábitos devocionais do jovem como fator importante na manutenção do ideal.
"Não se pode destacar um único fator como o mais importante", defende Antônio Estrada, doutor em Psicologia Familiar. Ele explica que um jovem verdadeiramente cristão pode manter-se virgem até o casamento, mesmo numa família desestruturada. "O inverso também pode ocorrer", diz ele, tomando como exemplo um jovem que, mesmo sendo de família estruturada, mas sem formação cristã, tem grande probabilidade de se envolver neste período.
Ana Paula Loyola, 21, estudante de Pedagogia acredita que a família tem papel fundamental no desenvolvimento futuro da sexualidade dos jovens. "A família é a base e os pais têm uma porcentagem muito alta no desenvolvimento da pessoa", argumenta. Por outro lado, Ana Paula também considera a decisão pessoal diante das pressões sociais: "Se você tem convicções firmes e um bom relacionamento com Deus você não vai por ninguém", afirma.
Permanecer virgem até o casamento é um assunto amplamente discutido e formador de blocos divergentes de opinião. Um jovem não mantém esta posição por anos facilmente, devido à pressão social sofrida. Logicamente, escolher é um direito a ser respeitado. Por outro lado, deve ser questionado o processo alienador que instiga adolescentes a fazerem sexo em busca do prazer sem qualquer razão plausível, sem alertar quanto às conseqüências futuras.
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1
sexta-feira, 22 de abril de 2011
13ª Campanha Nacional de Vacina contra Gripe começa no dia 25 abril
Na próxima segunda-feira, 25 de abril, começará a 13a Campanha Nacional de Vacina contra Gripe, em todas as Unidades de Saúde de Vitória da Conquista. Neste ano, a vacina será oferecida para idosos (maiores de 60 anos), gestantes (em qualquer período da gestação), crianças (de seis meses a menores de 2 anos), trabalhadores de saúde e povos indígenas.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar, até o dia 13 maio de 2011, 80% da população alvo da campanha, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela gripe. A vacina, neste ano, será trivalente e imunizará contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.
Capacitação - Com objetivo de capacitar os enfermeiros da Rede de Atenção Básica do Município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, realizou uma capacitação em Sala de Vacina repassando para os enfermeiros presentes informações sobre a campanha, características da vacina, forma de aplicação, esquema, contra indicações e reações.
Dia D – No sábado, 30 de abril, a Secretaria de Saúde estará mobilizada em toda cidade, com profissionais de saúde espalhados por postos montados em praças, supermercados, feiras, escolas, igrejas, rodoviária e Unidades de Saúde, das 8h às 17h, para vacinar o maior número de pessoas da população alvo.
Fonte Secon PMVC
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Dormir bem é saúde.
Dicas para dormir bem
Muitas pessoas não dormem muito bem e isso pode fazer até mal para saúde, as causas da insônia é depressão, stress, ansiedade e cafeina. Aqui seguem dicas infalíveis para que você tenha uma excelente noite de sono só que é preciso ressaltar que antes de fazer qualquer coisa é preciso consultar um médico. OK!
Segue ai algumas boas dicas para se ter uma boa noite de sono e com isso ter uma rotina mais tranquila e uma vida saudável.
Tente manter um horário fixo: levantar-se sempre na mesma hora, se for se deitar tarde num dia e acordar muito tarde no outro com certeza terá problemas durante o dia.
Faça exercícios: fazer exercícios regularmente é bom mais não é necessário ultrapassar de 20 ou 30 minutos por dia (caminhada, natação, bicicleta e etc…), ou então um esporte três vezes por semana.
Cuidado com os estimuladores: prestar atenção no que ingere como chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores para a falta de sono.
Evite fumar: A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína.
Bebidas alcoólicas: Embora o álcool seja o mais antigo e mais popular sinônimo do sono, ele pode se tornar o inimigo de uma noite bem dormida.
Busque qualidade e não quantidade: Seis horas de sono profundo podem fazer com que você sinta-se melhor, do que oito horas de sono leve e interrompido. Não se deve dormir mais do que o necessário.
Ritual do sono: você pode criar um ritual, como por exemplo, ouvir uma musica tranqüila, tomar uma ducha antes de dormir ou então ler um pouco, isso pode te deixar mais relaxado e com isso dormir melhor.
Não se esqueça do stress, ele é também um motivo para não se dormir bem, stres no trabalho na vida pessoal e social pode ser muito pior do que muito cansaço físico. E para você qual é a dica que dá ao Mundo das Tribos e aos leitores, para se ter uma boa noite de sono?
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1
Atividade Física contra asma.
Basta uma caminhada mais puxada e lá vêm a tosse, o chiado no peito e a falta de ar. Diante desse quadro característico, que deixa o indivíduo asmático literalmente sem fôlego, é natural surgir certa apreensão quando o assunto é atividade física. Mas, de acordo com novas evidências científicas, isso não passa de um temor infundado. O esporte, diferentemente do que se pensava, ajuda à beça no controle da asma. Desde que praticado adequadamente, que fique claro.
A preocupação com os portadores do distúrbio levou pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a entrevistar, por meio de questionários eletrônicos, 3 200 educadores físicos. O objetivo era saber como esses profissionais lidavam com atletas asmáticos. Só 17% deles faziam testes para detectar crises induzidas por exercício. E 39% acreditavam que não era preciso disponibilizar um inalador para casos de emergência.
Essas condições explicam por que muitas vezes quem tem asma se sente desmotivado ou receoso em aderir à prática esportiva. Mas o autor da pesquisa, Jonathan Parsons, garanteque não há motivo para ficar parado. “Com alguns cuidados, como fácil acesso a medicamentos e orientação correta, o treinamento físico é seguro e melhora a capacidade cardiorrespiratória da pessoa”, assegura.
Aqui no Brasil, especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo confirmam o benefício. “Em testes realizados com ratos, verificamos que os exercícios aeróbicos leves e moderados reduziram marcadores de inflamação típicos da asma, como substâncias chamadas citoquinas e interleucinas, além de células denominadas eosinófilos”, conta o fisioterapeuta e educador físico Celso Carvalho, um dos autores do estudo.
Ao repetir o experimento com crianças portadoras da doença, mais um motivo para comemorar: “Os sintomas e as crises diminuíram e a qualidade de vida delas melhorou muito”.
Algumas precauções são fundamentais para que o hábito de sacudir o corpo atue a favor dos pulmões de quem tem asma. “Ao iniciar o treinamento, o paciente deve estar estável, sem crises recorrentes. Para isso, é preciso procurar um especialista, que, se necessário, prescreverá medicamentos broncodilatadores e corticoides”, explica Celso Carvalho. O segundo passo é escolher um exercício que agrade. Pode ser caminhada, corrida, ciclismo ou tênis. O importante é que a atividade seja aeróbica.
É imprescindível considerar também as características do lugar onde a pessoa vai se exercitar. “Para esportes aquáticos, como natação ou hidroginástica, deve-se optar por piscinas aquecidas, protegidas do frio e tratadas com sal, já que o cloro é um fator irritante”, sugere o especialista em imunologia Adelmir Machado, coordenador do Programa de Controle da Asma e da Rinite, na Bahia. “Já para aqueles que preferem correr no parque é aconselhável evitar os dias muito secos, os locais poluídos e os horários de pico no trânsito.”
Por fim, é essencial uma conversa com um educador físico ou fisioterapeuta para obter um programa de treinamento que leve em conta o estado de saúde do indivíduo. “Antes de malhar pra valer, faça de cinco a dez minutos de aquecimento em intensidade baixa. Isso ajuda a prevenir o estreitamento dos brônquios, típico da asma”, diz Machado.
O ideal é se exercitar de 30 a 60 minutos três vezes por semana. “Vá com calma no início e aumente o ritmo à medida que for ganhando condicionamento”, diz o educador físico Dalton Grande.
Até que o atleta estreante se sinta seguro, recomenda-se que ele tenha uma bombinha de broncodilatador ao alcance das mãos, para o caso de um eventual mal-estar. Mas tanta cautela só é exigida no começo. A expectativa é que o dia a dia do asmático ganhe fôlego novo.
Fonte: Saúde é Vital
Edição: F.C.
24.02.2011
Zona Azul demarca vagas para idosos e deficientes
Por Mateus Novais
A Sinart (Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico), empresa que administra os estacionamentos de Conquista, está marcando os espaços reservados aos idosos e deficientes físicos. Foram instaladas 48 vagas em todas as 46 áreas de atuação da Zona Azul.
Desde 2005, a Sinart administra, através de concessão, as vagas de estacionamento no centro de Conquista. A concessão, válida por cinco anos, foi renovada por mais um ano em 2010. Desde a instalação da Zona Azul na cidade, a empresa não havia cumprido totalmente a determinação do Conselho Nacional de Trânsito – Contran (2% das vagas devem ser reservadas para deficientes, e 5 % para idosos). “Já deveria ter sido instalada, como em outras Zona Azul que a gente administra, mas devido a uma reposição de área resolvemos fazer tudo de uma vez só”, afirma o Supervisor da Sinart, Wallas Sena.
Todas as 1.170 vagas de estacionamento administradas pela empresa foram remarcadas, e um cartão do idoso e deficiente está sendo elaborado para facilitar a identificação pelos monitores da Zona Azul. “Estamos em processo de adaptação. Mas cabe aos agentes de trânsito fiscalizar, e a população ter ciência que uma lei federal determina que estacionar em uma vaga reservada para deficiente ou idoso é expressamente proibido e passível de punição, já que as áreas estão devidamente marcadas”, retifica Sena.
Nesse primeiro semestre a administradora estará entrando em processo de instalação de novas placas de sinalização. E os demais espaços para deficientes e idosos ainda serão ampliadas, assim como a área de atuação da Zona Azul. A Sinart encaminhou um projeto para a Secretaria de Transporte para o aumento de vagas administradas pela empresa, como as avenidas Siqueira Campos, Crescêncio Silveira e ruas que são operadas pela metade.
Em relação à ausência dos monitores, Sena diz que “isso é visível e não se nega. Mas, nós estamos em um processo de revitalização: verificando as áreas, redividindo, remodelando. Hoje nós atendemos com 25 vagas para cada monitor. O objetivo é diminuir para 10. Por isso, nós pedimos compreensão para o usuário”.
Wallas Sena faz um apelo à população para que “todos respeitem a sinalização, o que está expresso nas placas. Existe uma rotatividade, com o tempo máximo de três horas. Pois quando fazemos isso, nós damos a oportunidade de outras pessoas estacionar e evitamos que o trânsito se congestione. Se todos colaborarem, teremos um trânsito mais organizado”.
Como Funciona a Zona Azul
A Sinart tem o papel de realizar a abordagem, atendimento, venda do cartão, controle de rotatividade, demarcação e sinalização das vagas de estacionamento. O Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) fiscaliza a empresa Sinart e o trânsito em geral.
Todos os usuários têm o direito de estacionar pelo tempo máximo de 10 minutos sem pagar nada. Após esse tempo, eles devem efetuar o pagamento. Todas as vagas têm um tempo de rotatividade máximo de duas horas, prorrogado por mais uma. No total, o usuário pode ficar em uma vaga por três horas. Ele pode se deslocar por uma vaga ao lado, ou em qualquer local da Zona Azul.
Idosos, deficientes e moradores da área de Zona Azul não pagam pelo serviço. Mas, ao contrário dos idosos e deficientes, os moradores devem respeitar o tempo de rotatividade das vagas.
Se o usuário desrespeitar as normas e for reincidente, a Sinart comunica ao Simtrans, e o órgão realiza a autuação, como é previsto pelo artigo 181, inciso 17°. Por atrapalhar a rotatividade no trânsito, o condutor pode receber multa e punição de até três pontos na carteira de motorista.
Não é a Zona Azul que emite a multa, e sim, o setor da Secretaria de Transporte. “Mas, é importante que as pessoas respeitem as devidas sinalizações e informações expressas nas placas para evitar que esse tipo de situação aconteça”, ressalta Sena.
A tarifa de serviço cobrada é R$ 1,40. Mas, a empresa está pleiteando um aumento junto à prefeitura.
A Sinart está isenta de eventuais danos ou furtos dos veículos ocorridos durante a utilização dos serviços prestados pela empresa.
Nota: sempre as mesmas conversas, faço uma pergunta onde estão estes cartões de identificações?, o que podemos ver são pessoas mal intencionadas ocupando estas vagas, as vagas realmente existem, mais de que vale se são utilizadas por pessoas que não tem nenhuma relação com deficiência, a fiscalização anda comendo mosca, tudo ainda na teoria, fachada e demagogia quanto ao cumprimento da lei, estamos de olho.
Tudo é Bom para se comer?
Tudo é Bom para se comer?
Sim, realmente é bom o que Deus fez, mas, para o fim que Deus criou. Exemplo: minhoca é boa, mas não para se comer e sim fertilizar a terra. Urubu é tão bom e útil que é proibido por lei matá-lo. Por conseguinte, ao afirmar o Senhor que “tudo é bom” não foi para que nós hoje nos valhamos disto para satisfazer nossa vontade. Esta deve ser submetida à vontade do Senhor.
“A CARNE DE PORCO NÃO IMPLICA NA MINHA SALVAÇÃO”
Deus quer que tenhamos boa saúde (III S. João 2), porque nos comprou com Seu sangue (I Cor. 6:20), e espera que sejamos puros (Rom. 12:1), para nos constituirmos realmente na morada do Espírito Santo. I Cor. 3:16.
Se alguém, pela ingestão de carnes imundas (Lev. 11; Deut. 14), se torna impuro, Deus nele não pode morar, e pior, será destruído no último dia. I Cor. 3:17.
Por exemplo, Deus Se “irrita” com os comedores de porco (Isaías 65:3-4). Também os consumirá (Isaías 66:17 – compare com os versos 22-23). Veja, Deus está falando que os comedores de carne de porco ficarão fora da Nova Terra. Isso merece, portanto, sua reflexão plena. Implica ou não na salvação?
Por que a carne de porco não é consumida nos hospitais? Deut. 14:8.
Uma vez ouvi: “A diferença do urubu para o porco é que um voa e o outro anda sobre patas.” – De fato, a função de ambos é a limpeza da terra.
Uma vez ouvi: “A diferença do urubu para o porco é que um voa e o outro anda sobre patas.” – De fato, a função de ambos é a limpeza da terra.
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1
“OS DÍSCIPULOS COLHERAM ESPIGAS NO SÁBADO” (Mateus 12:1-2).
“OS DÍSCIPULOS COLHERAM ESPIGAS NO SÁBADO” (Mateus 12:1-2).
Por favor, amado, isso é transgredir o Sábado?
– Que mal existe em que alguém no Sábado, com fome, arranque uma espiga de milho ou uma fruta para comer? Só uma mente farisaica pode assim pensar. E, de fato, foram os fariseus os seus acusadores. Jesus disse aos fariseus: “…é lícito fazer bem no Sábado.” Mateus 12:12.
Por exemplo: Quem é que hoje, indo para a igreja, enguiçando o carro na rua, no Sábado, não irá tentar consertá-lo? – Abandoná-lo ali, seguir a pé, tomar um ônibus, chamar um táxi – o que seria mais racional?
Meu irmão, o Sábado do qual Jesus é Senhor (Mat. 12:8) é um dia deleitoso, aprazível, sem jugos ou fardos. É um dia alegre, que dá prazer e não enfado. O Sábado dos fariseus é que é frio e escudado na letra que mata.
Jesus comparou o ato de Davi (com fome entrou no templo e comeu os pães do altar, o que só aos sacerdotes era permitido) com a atitude dos fariseus. E depois arrematou categoricamente: “Está aqui quem é maior que o templo.” Mateus 12: 3-6.
Por que Jesus não disse: “Está aqui quem é maior do que o Sábado?” Sim, por que não afirmou isso? Jesus não pode Se contradizer. Se Ele tivesse declinado ser maior que o Sábado, seria forte argumento para o seu cancelamento. Mas o não afirmar é a segura guia de que jamais o Sábado seria abolido ou transferido para qualquer outro dia.
Ouça: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado” (Mateus 24:20). Isto foi dito por Cristo antes de morrer e focalizava um fato a ocorrer 39 anos após Sua ascensão ao Céu. Não é, por conseguinte, prova insofismável a favor do Sábado, depois de Sua morte?
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1
Assinar:
Postagens (Atom)