terça-feira, 1 de março de 2011

Projeto autoriza ônibus a parar fora do ponto para deficientes



Um projeto de lei aprovado pela Câmara de vereadores de Linhares autoriza os coletivos a parar fora dos pontos para embarque e desembarque de deficientes físicos.


O projeto é de autoria do vereador Renato Rangel explica a importância do projeto: “Ele se preocupa em facilitar o embarque e desembarque de pessoas com deficiência. Ao deficiente basta estar na rua onde o ônibus passa”.


O vereador ainda diz que a falta de acessibilidade não é um problema só de Linhares, mas do país inteiro. “Às vezes nós mesmos fazemos a calçada da nossa casa e não nos preocupamos com uma rampa”.


Mas Renato também está ciente da repercussão negativa que o projeto pode causar, quando sancionado. “A gente não tem paciência de esperar. O deficiente leva uns cinco minutos para embarcar e as pessoas reclamam e até falam mal do motorista do ônibus”.


“Muita gente vai dizer: ‘ah, pra que isso’? Mas é preciso que a população se conscientize que o deficiente é um cidadão como nós e tem o direito de ir e vir”.


O presidente da Associação de Deficientes Físicos de Linhares, Adefil, José Geraldo Giovanni elogia a iniciativa, mas tem suas preocupações: “É um projeto um tanto quanto polêmico. Não que eu seja contra o deficiente ou a favor da empresa, mas entendo que parar fora do ponto é um risco para s outros motoristas também”.


Ele ainda lembra que as novas plataformas de ônibus são adaptadas para facilitar embarque do deficiente. “Imagine o ônibus parar num local que dificulte para o elevador ou até mesmo uma calçada que não ajude?A plataforma é um lugar seguro”.


José Geraldo finaliza: “O prefeito deve sancionar a lei e vamos ver a posição da empresa em treinar os funcionários para isso. Contudo o projeto é interessante, não deixa de ser válido”. (Redação Portal Ou
https://www.globalmedia.com.br/afiliados/id/3846_1

Nenhum comentário:

Postar um comentário